quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Entrevista com o cabeça da greve, o presidente do SINASEFE regional.



Logo após o término da assembléia de ontem alguns editores conseguiram uma entrevista exclusiva com Paulo César Marques Pereira, o Caxinguelê. Ele é o presidente do SINASEFE regional, militante e muito interessado no aumento do salário dos servidores que ja sabiam o quanto iam receber quando prestaram concurso. 
A idéia, foi do querido aluno Gabriel Cambista, logo abaixo segue um resumo adaptado e comentado por Anny (autora do "personalidades do IFF") da entrevista ocorrida ontem por volta das 9 da noite.Acima, o vídeo da entrevista e o link para o 4shared.


Anny: Quais os motivos e as reivindicações da greve?

Paulo Caxinguelê:  O motivo pra entrarmos em greve foi que nós somos servidores públicos e não nos conformamos com o descompromisso do governo com a educação, se eles tivessem interesse em resolver alguma coisa já teriam resolvido como você pode ver na bandalheira que está acontecendo no ministério dos transportes, também no turismo e na cultura. eles têm dinheiro para tudo quanto é lado, só não têm pra educação. além disso nós somos contra professor substituto, contra a terceirização e defendemos inteiramente o concurso público, pois o país está na era da competitividade, e nós precisamos disto para "peneirar" os professores, fora isso o principal motivo da greve é a desconsideração com a educação. (para mais informações, consulte o site do SINASEFE.)

Anny: Qual o benefício da greve para os alunos?

Paulo Caxinguelê: o professor recebendo um salário digno não tem que correr atrás de bico para sobreviver e assim fica mais disponível e bem humorado para as aulas. O aluno aprende melhor quando tem 10% de todo o PIB destinado para a educação, isto valoriza o ensino. O máximo que acontece é eles trocarem umas férias de janeiro por alguns laboratórios. (o aluno vai adorar estudar em janeiro, claro... pelo menos agora o bloco D tem ar condicionado.)

Anny: Na sua época de aluno qual seria seu voto quanto à greve, se aluno tivesse direito a voto, claro?

P C: eu sempre defendi a greve, eu seria a favor da greve sem mais delongas.

Anny: Se um aluno fizesse greve, não fosse mais às aulas, não fizesse provas nem trabalhos, esse aluno mereceria perder de ano?

P C: se fosse um caso específico, se um professor fizer greve sozinho ele é penalizado... assim como se um aluno fizer greve sozinho ele deve ser penalizado,mas se fosse um conjunto de alunos a gente teria que analisar a situação, os motivos que levaram eles a fazerem isso.

Anny: A greve tem alguma ligação com a Igreja Universal por pedir 10% do PIB para a educação?

P C: (RISOS) Não,Não! não tem nada a ver não... os 10% deles vai pro bolso dos pastores encherem o bolso de dinheiro, entende? Já os nossos 10% vão para melhorar a educação, os laboratórios...

Anny: Uma vez que a greve é tida como um último recurso, gostaríamos de saber se vocês ja tentaram... acampar em Brasília, bater no Ministro da Educação, queimar carros...?

P C: Isso já foi feito! Mas não dessa vez... mas já invadimos o MEC, mais de uma vez, fomos colocados para fora pela polícia,já fizemos passeatas públicas, atos públicos na frente do MEC, já tentamos todas as formas.

Anny: Já tentaram até mesmo bater no Ministro? *-*

P C: Não! bater ninguem bateu não... eu bem acho que ele merecia uma coça, mas a gente ainda não chegou até esse nível, mas se eu puder dar uma coça nele, eu até daria... mas ainda não tivemos essa chance.

Anny: Se o setor que paga o salário de vocês entrasse em greve, você se incomodaria?

P C: Pode entrar em greve tranquilamente, a greve é de todos, e eu defendo a greve.

Anny: Ninguém se incomodaria em ficar sem receber o salário?

P C: É lógico que em gente que se incomodaria, mas desde que isso tudo seja reposto lá na frente... Afinal, ninguem trabalha de graça pro governo. (nem pros queridos alunos.)

Anny: Qual o seu recado para os alunos que vão se ferrar com essa greve?

P C: Ninguem se ferrou AINDA não... (enquanto nao chega o vestibular... o enem... é óbvio que ninguem ainda sentiu as dores da greve).

Anny: Quem mais sofre com a greve?

P C: Sofre todo mundo. (se todo mundo sofre, ninguem é beneficiado...#NAOFAZSENTIDO).

Como previsto, vai ser muito complicado o aluno se reerguer depois dessa greve. Esperamos que não dure muito tempo e que vocês tenham sorte com suas reivindicações.

20 comentários:

  1. Esse cara só fala merda, não me admira ele ser presidente do SINASEF ....

    Muitos interesses pessoais estão por detrás disso mesmo ...

    ResponderExcluir
  2. Super produção do blog !

    Parabéns pra vcs manolos, hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com o Levvi!
    É um absurdo essa greve e ele nem é mais professor da instituição! Como aposentado, ele ñ se beneficia (pelo menos de maneira honesta) com essa greve!
    Mas fazer o que, né?
    Colocar fogo na instituição?

    ResponderExcluir
  4. FILHO DA PUTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    ResponderExcluir
  5. ouvi vários ex alunos dele... todos sempre falaram que ele nunca dava aula e só ficava falando de política! será mesmo que ele tá interessado na educação?

    ResponderExcluir
  6. Hello...claro que quando o piso aumenta, todos ganham, inclusive os aposentados. Em que planeta vc vive? Acho que o Caxinguelê não é o modelo de dirigente sindical ideal, no entanto a greve é justa. Esse papo de "já sabiam quanto iam ganhar" é um argumento muito atrasado, coisa de militante do DEM.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro o caxinguelê!
    É um homem de luta, defendendo sempre a sua classe!

    ResponderExcluir
  8. então vamos fazer greve em janeiro ao invés de estudar!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da idéia de Thalia.

    ResponderExcluir
  10. idéia muito útil da Thalia para dizer o contrário...

    como se os alunos ficassem sem ir a aula mudasse alguma coisa para os professores, ou eles pensariam que os alunos foram abiduzidos ou que é o mais evidente, todos perderiam de ano sem dó nem piedade...

    ResponderExcluir
  11. Sônia Cabral (mãe indignada)10 de agosto de 2011 às 19:05

    Como mãe de aluno deixo aqui minha indignação e protesto contra a esta greve de interesse pessoal.
    Fico cada dia mais decepcionada com alguns que representam a classe dos professores como esse tal de"Caxinguelê"!
    Em primeiro lugar, porque será que com um nome tão grande de batismo, ele recebeu este apelido de um bicho tão pequeno?
    É tão insignificante que nem em extinção,está.
    "Mata com muito "caxinguelê" indica que estão faltando predadores do topo da cadeia alimentar, como jaguatirica, onça-pintada, gato-do-mato."
    Apelido bem convincente para esta pessoa que age com covardia porque tem medo de enfrentar os mais fortes e acaba prejudicando sempre o lado mais fraco:os alunos.
    Se realmente ele fosse um "GRANDE REPRESENTANTE" da classe dos professores ele seria reconhecido como Leão.
    Muito mais digno,seria que ele apoiasse a classe de professores (estaduais e municipais)que realmente necessitam de salários melhores e dignos,já na rede Federal sabemos que o salário é o maior da classe!
    "Caxinguelê" respondeu nesta entrevista, que o professor ganhando bem ele estará "bem humorado para as aulas",quem se responsabiliza nessa hora pelo humor dos alunos que ficam sem aula por conta dessa greve(que já ficou cerca de 300 dias em 2005) e perdendo as férias?
    Enquanto isso...esbarro com os professores concursados do IFF desfrutando nas praias, quando deveriam estar nas salas de aula com o "seu bom humor salarial" ensinando aos alunos.
    Ao invés disso colocam os professores substitutos (contratados)com mal humor!
    A quem devo cobrar nesta hora (como mãe e professora) pelo mal que fizeram ao meu filho?
    Cadê a administração?
    Cadê o "Caxinguelê" com seu trofeu?
    "Caxinguelê" de melhores exemplos aos alunos ministrando suas aulas(sei que não o faz há muito tempo) deixando de lado os 10% que recebe alem, do SINASEFE na sua folha de pagamento e mostre a essa geração que a vida não se resume só numa piscina chamada Tênis Club de Campos.
    Onde fica a dignidade do profissional?
    Onde fica a motivação do aluno para os estudos e formação profissional?
    Que motivação darei aos meus filhos que irão escolher caminhos profissionais como:
    bombeiros,policiais,e tantas outras que enfrentam dificuldades financeiras?
    Devo ensina-los a viver em greve? ou assumir com dignidade o comprometimento com suas escolhas?
    Isso para mim é caráter, profissional e pessoal.
    Prejudicando alunos, também chega-se ao Congresso Nacional(talvez seja seu maior sonho)onde estão os maiores salários e os maiores corruptos e irresponsáveis onde a lei sempre é o interesse próprio!
    Seja mais homem e menos politico!

    ResponderExcluir
  12. Querido Roberto Moraes, Helio Gomes e/ou Bagueira, não utilize nome de "mãe de aluno" para fazer politicagem suja no blog de alunos!
    A moral de vocês (Reitoria) está tão queimada, que chegarem ao ponto de utilizar de maneiras mesquinhas um espaço que deveria ser democrático!

    E "Dona Sônia", você está sabendo demais como mãe, não?! Sabe ate quanto ele recebe a mais por ser sindicalista e sabe até onde ele toma banho de piscina hein?!

    Todos sabemos que o blog da reitoria (www.robertomoraes.blogspot.com) está em decadência, como a sua gestão, perdendo espaço até para um blog novo como oiffernal!

    ResponderExcluir
  13. Sônia Cabral (mãe indignada)11 de agosto de 2011 às 01:34

    Em primeiro lugar continuo afirmando que sou mãe de aluno e que não retiro uma só palavra ou virgula sequer do que escrevi.
    Não sou nenhum Roberto Moraes,Helio Gomes e/ou Bagueira muito menos faço parte de nenhuma reitoria.
    Sou uma mãe que está de saco cheio de ser tratada como uma retardada e fazer do estudo de meus filhos (que sacrificados saem de casa de madrugada do interior) uma guerra pessoal e egoista de professores bem pagos.
    Ao contrario de vocês usei este blog porque foi como meus filhos e mães( alunos DO IFF)puderam ter seus nomes representados por uma mãe que não aceita que vocês tratem-nos como ignorantes,tomamdo suas decisões entre sindicatos e minorias e consideram os alunos como um 0 a esquerda.
    Sr. Ticão,acha que só vocês,tem direito de voz?
    Prejudique a um filho de vocês e veja se a reação não será a mesma?
    quanto a saber demais:
    quanto ele ganha, é só entrar no site do SINASEFE e ler sobre os representantes beneficios e deveres.
    sobre o Tênis Club,sinto muito, mas o conheço há muito tempo para afirmar que ao invés de estar ministrando aulas para repor a greve, ele estava na piscina, como os outros professores concursados(citei em minha postagem anterior)em praias sendo substituídos por contratados.
    quer falar de democracia?
    Comecem a respeitar os alunos e as mães que também tem direito de votar na decisão da greve.
    Não desfaça da inteligencia das pessoas,sou mãe e continuarei lutando sempre que precisar em favor de meus filhos.
    Papel ridículo e mesquinho,é o seu, que está usando este espaço para brigas internas pessoais,citando nomes,lavando roupa suja ao invés de respeitar uma opinião contrária a da greve que nos prejudica diretamente.
    Posso afirmar democraticamente que este espaço pertence muito mais a nós mães e alunos do que a vocês.
    Se existem diferenças entre professores, reitores,governo,façam justiças entre vocês,sem prejudicar aos alunos.
    Sejam mais inteligentes e menos egoístas,deem mais exemplos aos alunos e honrem a profissão que escolheram.
    De pessoas mesquinhas,interesseiras e sem caráter as escolas estão transbordando.
    Sou bastante mãe e mulher de me apresentar olho no olho e dizer tudo que escrevi aqui.
    Foi por isso que não me escondi como anonimo ou dei nome falso.
    é só marcar.
    Isto é o que ensino aos meus filhos.
    Daqui por diante vão ter que se acostumar com os direitos,por nós adquiridos juntos aos alunos, de nos expressarmos pela falta de respeito que vocês nos tratam.

    ResponderExcluir
  14. Também sou mãe de aluna no IFF e assino embaixo tudo que esta mãe escreveu!
    aprendam a nos respeitar e aos nossos filhos,assim respeitaremos o professor como deve.

    ResponderExcluir
  15. Engraçado que Sônia e Silvia postaram com apenas 4 minutos de diferença!
    Escrevem de forma parecidíssimas e ainda querem que o povo acredita que é mãe de aluna mesmo!


    Postem os referidos codigos de matriculas dos filhos de voces! Por favor!

    Reitoria, nao tente enganar os alunos com essas acusações de politicagem!

    Chega disso!
    se fosse vcs, nem me candidatava a eleição interna no iff, pq vao levar um pau gigante!

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante ... mas aconselharia a retirar a parte de onde se fala da Igreja Universal. É uma acusação, queira ou não, que não se pode provar. Não faço parte da Universal e nem de Igreja nenhuma. Mas vendo pelo lado legal da coisa, se sou eu o representante do Blog, editaria esta parte. Tanto da pergunta quanto da resposta.

    Rodrigo de Abreu - IFF Campos

    ResponderExcluir
  17. No caso de dúvidas quanto a identidade ideológica, pedimos para que os comentários sejam postados utilizando uma conta autêntica do Google que comprove a identidade de tais pessoas.
    Lógico que não podemos obrigar ninguém a se identificar, mas agindo da forma como sugeri a situação fica mais esclarecida.

    Caso alguém tenha sua identidade falsificada por outro usuário aqui nos comentários, favor entrar em contato com a administração do blog para que os comentários sejam removidos. contato.oiffernal@gmail.com

    Quanto a igreja universal, nós apenas fizemos uma piada como qualquer outra piada que fazemos nas nossas postagens, afinal não defendemos ou favorecemos nenhum grupo da sociedade.
    Mas creio que não faltamos com respeito aos membros da igreja citada acima.

    Divirtam-se ^^

    ResponderExcluir
  18. Quero que esses servidores vão tomar no C#..OS caras aproveitam a farrada funcionalismo público,os professores faltam pra cacete, tão se fodendo pra aluno! IFF só precisa de estatísticas e números de aprovação, mas a realidade é diferente. To falando, baseado em fatos que vivenciei, pro car$%!

    ResponderExcluir
  19. Ticão,jamais vou expor meus filhos com "códigos de matriculas!"
    se você é uma pessoa sem personalidade e medrosa então exponha-se por que ja o fiz em outras postagens que quando quiser saber quem é Sonia Cabral é só marcar que direi cara a cara o que escrevi e acusei.
    e quanto a outra mãe que comentou aqui depois de mim (4 min após),você não é perito em nada para afirmar que existem textos parecidos,formas e até a mesma mãe.
    não estou interessada em que o "povo" acredite nem mesmo você e sim que os alunos e amigos dos meus filhos que estudam no IFF não sejam prejudicados.
    Mais uma vez digo:não subestime as pessoas que não são do meio podre de vocês servidores federais.
    Reitoria,ex-reitoria
    professores,politicagens,aproveitadores de blogs de alunos e pessoas sem nomes como você "caro Ticão"
    que apelido para um homem que subestima mães e alunos em?
    Mesmo assim não vou insistir no convite de um dia encontra-lo frente a frente e dizer o quanto é babaca e sem personalidade de ter tomado as dores do "Caxinguelê" e não a dos alunos e mães.
    Por que será em?
    Acho que vai se surpreender com uma manifestação de mães insatisfeitas que não aceitam mais ver seus filhos sendo tratados como joguete nas mãos de todos do IFF.
    Vamos ver a quem a Presidente Dilma dará mais créditos.
    Te garanto que os alunos não sairão mais prejudicados.
    Não pense que sou tão inferior como vem me acusando!
    seja feita a vontade dos fortes!

    ResponderExcluir
  20. Alguém confiaria num sindicato comandado pelo DEM? Pois bem, confio tanto no DEM quanto no PSTU, pois como professora de uma instituição de ensino representada pelo Sinasefe, tenho observado, ao longo dos anos que diálogo e a negociação cederam lugar à confrontação ostensiva ao Governo. Mas acredito no movimento docente e espero que haja mudanças (e acredito que não demore, pois a insatisfação é grande) nesse sindicato, que embora legítimo, se afasta cada vez mais dos professores realmente preocupados com questões pedagógica e com a qualidade de ensino.

    ResponderExcluir