quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Descoberta a fórmula para os armários do alto.


Durante vários anos os alunos do IFF buscaram uma forma de saber qual armário da biblioteca fica no alto apenas olhando nas chaves sem ter que conferir procurando o tal armário e conferindo poupando cerca de dez segundos por chave, alguns alunos chegaram até a tatuar no braço a lista dos armários que ficam no alto. Um aluno esta semana chegou à conclusão de uma fórmula que resolve todos estes problemas, "cheguei a ficar preocupada, ele ficou trancado no seu quarto durante semanas, ficava escrevendo as contas nas paredes do quarto e até mesmo no seu próprio corpo, ele não comia, quando conseguimos fazer ele descer para jantar na mesa ele ficava resmungando suas contas com a cara toda rabiscada, era de madrugada quando acordamos com um grito, era ele, gritava 'Descobri,descobri!', foi então que ele ficou mais calmo!" revelou a mãe do aluno. "até que foi fácil, no início tive alguns problemas, a formula que eu encontrei estava resultando a resposta fundamental para o significado para a vida mas daí foi só integrar o resultado e multiplicar por 5." disse desta vez o garoto em uma entrevista. O aluno deverá fazer uma palestra esta semana demonstrando como chegou ao seu resultado.


Alguns porém já se mostraram contra a fórmula já que se agachar para usar os armários mais baixos substituiria as aulas de ginástica que deveriam haver no campus. O aluno agora é o candidato mais cotado para receber o prêmio Nobel de matemática substituindo o matemático que teria criado uma formula que previa com precisão de dias o tempo restante para a morte de uma pessoa baseado no tamanho do dedo médio. Nós tivemos acesso ao método para descobrir se uma chave é do armário do alto:

O Método:

Subtrai-se o número da chave desejada do próximo múltiplo de 16, se o resto for menor do que 8 a chave será de um armário numa posição confortável (isto é, primeira ou segunda fileira de cima para baixo) caso contrário estará na terceira ou ultima fileira de cima para baixo.

A Fórmula:

16x-y<8

Na qual x é o número de vezes que precisamos multiplicar 16 para encontrar o múltiplo mais próximo da chave e pode ser conseguido usando a fórmula:

x=y/16

5 comentários:

  1. Isso é sério, produção?
    XD

    ResponderExcluir
  2. Prêmio Nobel de Matemática foi a piada épica desse post huashauhsahsahusahsuhauhsahusuhahushuasuhhuasuhahusahushuahusahusahushasuhsashuahusauhsuhauhsahusauashhuasuash

    E os mais confortáveis são os 2 do meio... ainda descubro quem é o Annonymous e mando ele segurar uma mochila na altura da cabeça pra ver como é ruim pro ombro...

    Peraí, tem algo errado na matemática aí... se x=y/16, então 16x-y<8 vale para qualquer valor de y.

    ResponderExcluir
  3. O resto da divisão do número do armário por 16 dá um número entre 0 e 15, esse número define onde está o armário.

    De cima para baixo:

    1,2,3,4 -> 1a fileira
    5,6,7,8 -> 2a fileira
    9,10,11,12 -> 3a fileira
    13,14,15,17 -> 4a fileira

    ResponderExcluir
  4. Onde lê-se "13,14,15,17", leia-se "13,14,15,0"

    E pensar que eu ainda perdi em Cálculo...

    ResponderExcluir